Portal Ibero-Americano das Artes en Cena

Comunidade: Youtube Facebook Twitter Idiomas: ESP CAT

POR

ENG

O portal ESCENAIBAM e o Instituto Nacional de Bellas Artes (INBA) de México-DF

 

 

O portal ESCENAIBAM é uma iniciativa conjunta do l'Institut del Teatre (IT) de Barcelona, de l’Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura (INBAL) de México-DF, de la Universidad Nacional de las Artes (UNA) de Buenos Aires e da Universidade de São Paulo (USP) de São Paulo.

 

 

Trata-se, pois, de uma iniciativa de quatro instituições supra-escolares, isto é, que constituem importantes conglomerados ao serviço da docência, a investigação e a difusão no campo das artes cênicas, com uma ampla projeção para além de seus respectivos âmbitos nacionais, que incluem escolas superiores de teatro e de dança e que se propõem também procurar pela conservação e difusão do patrimônio cênico.

Com o projeto ESCENAIBAM, estas quatro instituições propõem-se criar um banco de conhecimento cênico próprio do espaço ibero-americano, com a vontade de contribuir a articulá-lo e a pô-lo em valor no plano global.

Sua função básica será pôr em comum e inter-relacionar o conhecimento e a informação disponíveis, hoje dispersos, e gerar sinergias multiplicadoras entre as partes. Como também reunir a diversidade dos recursos documentais, bibliográficos e museísticos existentes, para os fazer acessível às escolas de artes cênicas, aos pesquisadores, aos artistas, aos produtores, aos programadores, aos comunicadores.

O nome do portal, ESCENAIBAM, está composto por dois termos. Em primeiro lugar, pela palavra ESCENA (igual em espanhol que em catalão), que inclui a palavra CENA (portuguesa) e que, em ambos os casos, assinala o amplo leque das artes cênicas ou, mais ainda, todas as artes que se dão cita na cena, como vem a sublinhar seu subtítulo: ARTES EM CENA. Em segundo lugar, está o termo IBAM, que resulta de contrair a adjetiva ibero-americana.

A apresentação e o esquema do portal aparecem, a vontade dos usuários, em espanhol, português, catalão e inglês; as três primeiras por serem as línguas respectivas das quatro instituições titulares do portal; e a quarta para ampliar a acessibilidade deste. A documentação vem apresentada em sua língua original e conta com a assistência dos tradutores automáticos mais idôneos.

O portal ESCENAIBAM, a sua vez, está disposto a ser um trampolim de iniciativas ao serviço das artes cênicas. Com esta finalidade, fica a disposição de quantas entidades, escolas e grupos coincidam nesta vontade de serviço.