Portal iberoamericà de les arts en escena

Comunitat: Youtube Facebook Twitter Idiomes: ESP

CAT

POR ENG

El portal ESCENAIBAM i la ECA de São Paulo

 

 

El portal ESCENAIBAMés una iniciativa conjunta de l'Institut del Teatre (IT) de Barcelona, de l’Instituto Nacional de Bellas Artes (INBA) de México-DF, de la Universidad Nacional de las Artes (UNA) de Buenos Aires i de la Universidade de São Paulo (USP) de São Paulo.

 

 

Es tracta, doncs, d'una iniciativa de quatre institucions supraescolars, és a dir, que constitueixen importants conglomerats al servei de la docència, la investigació i la difusió en el camp de les arts escèniques, amb una àmplia projecció més enllà dels seus respectius àmbits nacionals, que inclouen escoles superiors de teatre i de dansa i que es plantegen també vetllar per la conservació i difusió del patrimoni escènic.

Amb el projecte ESCENAIBAM, aquestes quatre institucions es proposen crear un banc de coneixement escènic propi de l'espai iberoamericà, amb la voluntat de contribuir a articular-lo i a posar-lo en valor en el pla global.

La seva funció bàsica és la de posar en comú i interelacionar el coneixement i la informació disponibles, avui dispersos, i generar sinergies multiplicadores entre les parts. I, tanmateix, reunir la diversitat dels recursos documentals, bibliogràfics i museístics existents, per a fer-los accessibles a les escoles d'arts escèniques, als investigadors, als artistes, als productors, als programadors, als comunicadors.

El nom del portal, ESCENAIBAM, està compost per dos termes. En primer lloc, per la paraula ESCENA (igual en espanyol que en català), que inclou la paraula CENA (portuguesa) i que, en ambdós casos, assenyala l'ampli ventall de les arts escèniques o, fins i tot, totes les arts que es donen cita en l'escena, com ve a remarcar el seu subtítol: ARTS EN ESCENA. En segon lloc, hi ha el terme IBAM, que resulta de contreure l'adjectiu iberoamericana.

La presentació i les graelles del portal apareixen, a voluntat de l'usuari-a, en espanyol, portuguès, català i anglès; les tres primeres per ser les llengües respectives de les quatre institucions titulars del portal; i la quarta per ampliar l'accessibilitat d'aquest. La documentació ve presentada en la seva llengua original i compta amb l'assistència dels traductors automàtics més idonis.

El portal ESCENAIBAM, al seu torn, està disposat a ser un trampolí d'iniciatives al servei de les arts escèniques. Amb aquesta finalitat, queda a la disposició de totes aquelles entitats, escoles i grups que coincideixin en aquesta voluntat de servei.



Escola de Comunicações e Artes de la Universidade de São Paulo

O Departamento de Artes Cênicas (CAC) da Universidade de São Paulo | USP, está vinculado a ECA | Escola de Comunicação e Artes, que é uma instituição pública de ensino superior voltada à formação de profissionais e pesquisadores nas áreas das Artes e das Comunicações e à produção de conhecimentos científicos. A ECA se estrutura em oito Departamentos e recebe em sua organização a Escola de Arte Dramática (EAD), de nível técnico, voltada a formação de atores.

O Departamento de Artes Cênicas, foi criado em 1970 e consolidado em 1986, e vem desenvolvendo suas atividades de Ensino: Graduação e Pós-graduação; Pesquisa e Extensão, configurando-se como pólo de investigação das Artes Cênicas de modo a confluir teoria e prática. O principal objetivo está na formação de artistas-pesquisadores-pedagogos capazes de transitar pelos campos teórico e prático dentro do universo cênico contemporâneo. Além dos espaços que emergem sob influxo da pesquisa o Departamento conta com o Teatro Laboratório, caracterizado como território didático e de experimentação.

Na Graduação propõem-se os cursos (todos gratuitos) de Bacharelado com habilitações em Artes Cênicas: Cenografia, Direção Teatral, Interpretação Teatral e Teoria do Teatro, e Licenciatura em Educação Artística, que se articulam na formação do artista-pesquisador-pedagogo. O currículo semestral e o projeto pedagógico, reformulados recentemente, propõem a integração das disciplinas para essa duas modalidades da Graduação em Artes Cênicas, nos quatro primeiros semestres. Dessa forma, esse período constitui uma plataforma de formação teatral comum para todos os cursos. No quarto semestre o aluno Bacharelado poderá, então, optar pela habilitação em sua preferência.

Usando os recursos técnicos e espaciais do CAC, o currículo e a prática pedagógica buscam estimular os alunos a desenvolver a autonomia artística fundamentada em conceitos sólidos. O Departamento orientado para a criação de um discurso artístico singular acredita, ao mesmo tempo, que esse diferencial possibilite preparar um profissional capaz de promover, individual e coletivamente, a reflexão e a produção de um teatro significativo que expanda o cenário artístico e cultural brasileiro.

O CAC atua em consonância com a cena teatral contemporânea de modo a proporcionar a inter-relação entre as diferentes linguagens artísticas e conta com parcerias de outras instituições nacionais e internacionais incentivadas tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação, em benefício à vida acadêmica e institucional. Atualmente, no Departamento, contamos com núcleos que se dedicam tanto à memória do teatro brasileiro quanto a laboratórios de pesquisa que examinam de diferentes perspectivas a dança, o teatro e a performance.

A reciprocidade entre ensino, pesquisa e extensão é promovida sistematicamente, por meio de mostras de trabalhos de alunos e professores apresentadas ao público. São também promovidos seminários e congressos associando assim diferentes dimensões que permitem a produção de novas percepções nas artes cênicas e conectam os trabalhos dos estudantes e professores com a comunidade brasileira.


Para maiores informações, acesse aqui o departamento de seu interesse:

Departamento de Artes Cênicas | CAC

Departamento de Artes Plásticas | CAP

Departamento de Música | CMU

Departamento Cinema Rádio e Televisão | CTR

Departamento Jornalismo Editoração | CJE

Departamento Biblioteconomia e Documentação |CBD

Departamento Comunicações e Artes | CCA

Departamento Relações Públicas Propaganda e Turismo | CRP

Escola de Artes Dramáticas | EAD


Serviço de Graduação
Responsável pelos processos relacionados aos cursos de graduação: criação, estrutura curricular e reconhecimento pelas esferas competentes. O setor responde também por toda documentação acadêmica relacionada aos discentes de graduação, desde a matrícula até a colação de grau.

Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira, das 08h às 13h e das 18h às 20h
Contato
(0055) 11 3091-4026
(0055) 11 3091-4031
E-mail: gradueca@usp.br

Contato da Pós-Graduação
Secretaria da Comissão de Pós-Graduação da ECA-USP:
E-mail: ppgac@usp.br
Telefone: (0055) 11 3091 4019

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA-USP:
E-mail: ppgac@usp.br
Telefone: (0055) 11 3091 1608