Portal Ibero-Americano das Artes en Cena

Comunidade: Youtube Facebook Twitter Idiomas: ESP CAT

POR

ENG

O portal ESCENAIBAM e a ECA de São Paulo

 

 

O portal ESCENAIBAM é uma iniciativa conjunta do l'Institut del Teatre (IT) de Barcelona, de l’Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura (INBAL) de México-DF, de la Universidad Nacional de las Artes (UNA) de Buenos Aires e da Universidade de São Paulo (USP) de São Paulo.

 

 

Trata-se, pois, de uma iniciativa de quatro instituições supra-escolares, isto é, que constituem importantes conglomerados ao serviço da docência, a investigação e a difusão no campo das artes cênicas, com uma ampla projeção para além de seus respectivos âmbitos nacionais, que incluem escolas superiores de teatro e de dança e que se propõem também procurar pela conservação e difusão do patrimônio cênico.

Com o projeto ESCENAIBAM, estas quatro instituições propõem-se criar um banco de conhecimento cênico próprio do espaço ibero-americano, com a vontade de contribuir a articulá-lo e a pô-lo em valor no plano global.

Sua função básica será pôr em comum e inter-relacionar o conhecimento e a informação disponíveis, hoje dispersos, e gerar sinergias multiplicadoras entre as partes. Como também reunir a diversidade dos recursos documentais, bibliográficos e museísticos existentes, para os fazer acessível às escolas de artes cênicas, aos pesquisadores, aos artistas, aos produtores, aos programadores, aos comunicadores.

O nome do portal, ESCENAIBAM, está composto por dois termos. Em primeiro lugar, pela palavra ESCENA (igual em espanhol que em catalão), que inclui a palavra CENA (portuguesa) e que, em ambos os casos, assinala o amplo leque das artes cênicas ou, mais ainda, todas as artes que se dão cita na cena, como vem a sublinhar seu subtítulo: ARTES EM CENA. Em segundo lugar, está o termo IBAM, que resulta de contrair a adjetiva ibero-americana.

A apresentação e o esquema do portal aparecem, a vontade dos usuários, em espanhol, português, catalão e inglês; as três primeiras por serem as línguas respectivas das quatro instituições titulares do portal; e a quarta para ampliar a acessibilidade deste. A documentação vem apresentada em sua língua original e conta com a assistência dos tradutores automáticos mais idôneos.

O portal ESCENAIBAM, a sua vez, está disposto a ser um trampolim de iniciativas ao serviço das artes cênicas. Com esta finalidade, fica a disposição de quantas entidades, escolas e grupos coincidam nesta vontade de serviço.


Escola de Comunicações e Artes de la Universidade de São Paulo

O Departamento de Artes Cênicas (CAC) da Universidade de São Paulo | USP, está vinculado a ECA | Escola de Comunicação e Artes, que é uma instituição pública de ensino superior voltada à formação de profissionais e pesquisadores nas áreas das Artes e das Comunicações e à produção de conhecimentos científicos. A ECA se estrutura em oito Departamentos e recebe em sua organização a Escola de Arte Dramática (EAD), de nível técnico, voltada a formação de atores.

O Departamento de Artes Cênicas, foi criado em 1970 e consolidado em 1986, e vem desenvolvendo suas atividades de Ensino: Graduação e Pós-graduação; Pesquisa e Extensão, configurando-se como pólo de investigação das Artes Cênicas de modo a confluir teoria e prática. O principal objetivo está na formação de artistas-pesquisadores-pedagogos capazes de transitar pelos campos teórico e prático dentro do universo cênico contemporâneo. Além dos espaços que emergem sob influxo da pesquisa o Departamento conta com o Teatro Laboratório, caracterizado como território didático e de experimentação.

Na Graduação propõem-se os cursos (todos gratuitos) de Bacharelado com habilitações em Artes Cênicas: Cenografia, Direção Teatral, Interpretação Teatral e Teoria do Teatro, e Licenciatura em Educação Artística, que se articulam na formação do artista-pesquisador-pedagogo. O currículo semestral e o projeto pedagógico, reformulados recentemente, propõem a integração das disciplinas para essa duas modalidades da Graduação em Artes Cênicas, nos quatro primeiros semestres. Dessa forma, esse período constitui uma plataforma de formação teatral comum para todos os cursos. No quarto semestre o aluno Bacharelado poderá, então, optar pela habilitação em sua preferência.

Usando os recursos técnicos e espaciais do CAC, o currículo e a prática pedagógica buscam estimular os alunos a desenvolver a autonomia artística fundamentada em conceitos sólidos. O Departamento orientado para a criação de um discurso artístico singular acredita, ao mesmo tempo, que esse diferencial possibilite preparar um profissional capaz de promover, individual e coletivamente, a reflexão e a produção de um teatro significativo que expanda o cenário artístico e cultural brasileiro.

O CAC atua em consonância com a cena teatral contemporânea de modo a proporcionar a inter-relação entre as diferentes linguagens artísticas e conta com parcerias de outras instituições nacionais e internacionais incentivadas tanto na Graduação quanto na Pós-Graduação, em benefício à vida acadêmica e institucional. Atualmente, no Departamento, contamos com núcleos que se dedicam tanto à memória do teatro brasileiro quanto a laboratórios de pesquisa que examinam de diferentes perspectivas a dança, o teatro e a performance.

A reciprocidade entre ensino, pesquisa e extensão é promovida sistematicamente, por meio de mostras de trabalhos de alunos e professores apresentadas ao público. São também promovidos seminários e congressos associando assim diferentes dimensões que permitem a produção de novas percepções nas artes cênicas e conectam os trabalhos dos estudantes e professores com a comunidade brasileira.