Portal Ibero-Americano das Artes en Cena

Comunidade: Youtube Facebook Twitter Idiomas: ESP CAT

POR

ENG

O website ESCENAIBAM e o Institut del Teatre de Barcelona

 

 

O portal ESCENAIBAM é uma iniciativa conjunta do Institut del Teatre (IT) de Barcelona, do Instituto Nacional de Bellas Artes y Literatura (INBAL) de México-DF, de la Universidad Nacional de las Artes (UNA) de Buenos Aires e da Universidade de São Paulo (USP) de São Paulo.

 

 

Trata-se, pois, de uma iniciativa de quatro instituições supra-escolares, isto é, que constituem importantes conglomerados ao serviço da docência, a investigação e a difusão no campo das artes cênicas, com uma ampla projeção para além de seus respectivos âmbitos nacionais, que incluem escolas superiores de teatro e de dança e que se propõem também procurar pela conservação e difusão do patrimônio cênico.

Com o projeto ESCENAIBAM, estas quatro instituições propõem-se criar um banco de conhecimento cênico próprio do espaço ibero-americano, com a vontade de contribuir a articulá-lo e a pô-lo em valor no plano global.

Sua função básica será pôr em comum e inter-relacionar o conhecimento e a informação disponíveis, hoje dispersos, e gerar sinergias multiplicadoras entre as partes. Como também reunir a diversidade dos recursos documentais, bibliográficos e museísticos existentes, para os fazer acessível às escolas de artes cênicas, aos pesquisadores, aos artistas, aos produtores, aos programadores, aos comunicadores.

O nome do portal, ESCENAIBAM, está composto por dois termos. Em primeiro lugar, pela palavra ESCENA (igual em espanhol que em catalão), que inclui a palavra CENA (portuguesa) e que, em ambos os casos, assinala o amplo leque das artes cênicas ou, mais ainda, todas as artes que se dão cita na cena, como vem a sublinhar seu subtítulo: ARTES EM CENA. Em segundo lugar, está o termo IBAM, que resulta de contrair a adjetiva ibero-americana.

A apresentação e o esquema do portal aparecem, a vontade dos usuários, em espanhol, português, catalão e inglês; as três primeiras por serem as línguas respectivas das quatro instituições titulares do portal; e a quarta para ampliar a acessibilidade deste. A documentação vem apresentada em sua língua original e conta com a assistência dos tradutores automáticos mais idôneos.

O portal ESCENAIBAM, a sua vez, está disposto a ser um trampolim de iniciativas ao serviço das artes cênicas. Com esta finalidade, fica a disposição de quantas entidades, escolas e grupos coincidam nesta vontade de serviço.


O Institut del Teatre

O Institut del Teatre de Barcelona é, desde sua fundação em 1913, uma plataforma destinada a promover a inovação nas artes cênicas, desenvolvendo funções de ensino profissional, de ensino superior, de investigação e criação, de extensão e de conservação e difusão do patrimônio cênico.

Seus estudos superiores de Arte Dramáticos (Interpretação, Cenografia e Direção-Dramaturgia) e de Dança (Coreografia-Técnicas de Interpretação e Pedagogia da dança) constituem sujeitos de pleno direito (primeiros ciclos ou graus) do Espaço Europeu de Educação Superior. Como também sua oferta de Mestrados e Cursos de Pós-graduação, a destacar a relativa às artes cênicas aplicadas a outros campos (inclusão social, educação geral, terapêuticas...). Dispõe de um Mestrado inter-universitario que conduz ao Doutorado: Mestrado Universitário de Estudos Teatrais (MUET). O impulso da investigação -tanto da investigação humanística sobre as artes como da investigação sobre a prática artística ou performativa- é uma função fundamental do Institut.

A carreira de bailarino/a ou Grau Professional de Dança, que se cursa dos 12 aos 18 anos e que inclui especialidades de Clássico, Contemporâneo e Espanhol, se oferece juntamente com a Educação Secundária Obrigatória (ESO), em um modelo de centro integrado. Seguem, a estes estudos, dois cursos de graduados/as de aperfeiçoamento que constituem a jovem companhia IT-Dansa, à que acedem mediante seleção e asignaçao de bolsas e que completa suas vagas mediante concursos internacionais.

Contém, igualmente, uma escola-piloto sobre as Técnicas do Espetáculo ao vivo, designado Centro de Referência” espanhol e líder de um grupo de 20 centros no marco da União Européia, cujos estudos abordam o som, a luminotecnica e a maquinaria cênica e têm formato de Ciclo Superior de Formação Profissional,.

Por outro lado, inclui o Museu de les Arts Escèniques (MAE), com importantes fundos bibliográficos, documentais e museísticos, que alimentam investigações e exposições de todo mundo. Além de convocações e serviços diversos como suas edições (500 títulos publicados), as Jornadas Internacionais Scanner sobre a investigação performativa, o Observatório sobre as Artes Aplicadas, o Festival NEO de novas dramaturgias, e outros.



______________________________________________________________
Administrador Web: Josep Arenas (arenaspj@institutdelteatre.cat)